Atualidades: Estradas e Viagens – BR-232 volta a ser uma rodovia trafegável (*)
INFRAESTRUTURA
BR-232: depois de anos completamente perigosa, BR-232 volta a ser uma rodovia trafegável
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Como faz todos os anos, o JC foi conferir as condições da rodovia no trecho de 130 quilômetros entre Recife e Caruaru, no Agreste do Estado
Depois de ficar quase intrafegável por muitos anos, a BR-232, eixo rodoviário estrutural que corta quase todo o Estado de Pernambuco, voltou a ser uma rodovia menos perigosa. Ainda não é uma BR totalmente segura e sem problemas de pavimento, sinalização e drenagem, sem dúvida, mas está infinitamente melhor do que já esteve.
Como faz todos os anos, o JC foi conferir as condições do trecho de 130 quilômetros entre Recife e Caruaru, no Agreste do Estado, e que costuma receber um grande volume de tráfego no fim do primeiro semestre, em função das comemorações da Semana Santa e, principalmente, do São João. São mais de 50 mil veículos circulando diariamente no corredor que, em épocas festivas, aumenta em 40%.
E constatou que, pelo menos por enquanto, o governo de Pernambuco conseguiu rearrumar a BR e deixá-la menos perigosa. Trechos que em 2023 estavam extremamente comprometidos, como os 30 quilômetros a partir da Zona Oeste do Recife até Moreno, por exemplo, foram recuperados e encontram-se sem buracos.
BR-232: embora mais trafegável, rodovia terá que ser totalmente refeita ao custo de R$ 300 milhões
A falta de sinalização horizontal no trecho ainda assusta muitos motoristas pelo perigo, principalmente à noite, mas a substituição das sujas soluções de ‘tapa-buraco’ pelo recapeamento asfáltico íntegro amplia indiscutivelmente a segurança viária.
PISTA DE CONCRETO COM PROBLEMAS E DE ASFALTO CONSERVADA
Na verdade, a situação de desgaste da BR-232 mudou: agora, os trechos construídos com asfalto – basicamente as pistas antigas da rodovia, antes da duplicação em 2000 – estão melhores do que as partes construídas com concreto.
Por isso que a completa restauração da rodovia é necessária. Ações paliativas para recuperar o pavimento não resolvem mais. É preciso refazê-la, o que deverá acontecer a partir de 2025, com recursos do governo federal.
Isso porque o governo de Pernambuco refez esses trechos. Somente entre o fim de 2023 e junho de 2024, gastou R$ 42 milhões. Na verdade, a recuperação da forma correta dos trechos em asfalto começou ainda no fim da gestão estadual do PSB, quando a então Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco era comandada pela engenheira Fernanda Batista.
Um trecho conhecido pelos problemas – os 50 quilômetros entre Caruaru, Bezerros e Gravatá (sentido Interior-Recife) -, por exemplo, teve melhorias significativas ainda em 2022, no fim do governo Paulo Câmara (PSB). Mas, agora, sob os cuidados da equipe da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), avançou ainda mais.