Blog do Abelhudo

Política, Cultura, Economia e outros conteúdos relevantes

Artigo / Opinião: – Geraldo Umbelino – Um Pesqueirense de Coração – Por Júnior Menino (*)

Compartilhe em Suas Redes Sociais

Geraldo Umbelino – Um Pesqueirense de Coração

O comunicador social, radialista e professor Geraldo Umbelino Freire nasceu no distrito de Riacho Doce em Caruaru/PE no dia 5 de dezembro de 1934. Caruaruense de nascimento, mas pesqueirense de coração recebendo o título de cidadão da princesa do agreste pernambucano que o adotou como seu filho em 1980.

Capitão Dadá e D. Mariinha. Foto acervo da família.

Filho de Umbelino José Freire (capitão Dadá) e Maria de Carvalho Freire (D. Mariinha). Seus irmãos: Maria do Socorro Freire Silva, Angelina Freire de Melo, Maria das Graças Freire da Silva, Maria de Jesus Freire de Castro (Zúi)  e Águeda Maria Freire (Dadá), todos in memoriam.

Chegou a Pesqueira no dia 20 de janeiro de 1950, numa sexta-feira à tarde quando vinha passando a procissão de São Sebastião. Veio acompanhar um tio que se mudara para Pesqueira e aqui já residia seu tio Aureliano Bomfim e a sua esposa Luísa, que era madrinha de Geraldo, e que já tinham uma boa representação na cidade.

Geraldo Umbelino na juventude. Foto acervo da família

Começou a trabalhar poucos dias depois na Mercearia Pereira com apenas 15 anos e como já tinha experiência, pois seus pais e tios tinham mercearia logo ganhou a confiança e o apreço do Sr. Luiz Pereira, o proprietário. E neste estabelecimento comercial passou 2 anos.

Ingressou como escriturário na empresa J. Freitas &Cia pertencente às Fábricas Peixe, trabalhando num dos barracões localizados na região do distrito de Mutuca. Nessa época, começou a construção da estrada que liga Pesqueira a Poção, e esses barracões tinham a finalidade de fornecer alimentação para os funcionários do campo da Fábrica Peixe, e outros eram para funcionários da estrada. Vale salientar que foi numa época de uma seca muito grande, e a companhia  J. Freitas fez um contrato com a União para fornecer alimentação e pagamento aos funcionários.

Após um curto período de tempo foi promovido a chefe e sob sua responsabilidade estavam mais 30 filiais para que pudesse fazer compras para abastecer os estoques de alimentos e também para efetuar os pagamentos, era comum o transporte de vultosas somas de dinheiro levados em sacos da cidade até os barracões onde os trabalhadores eram pagos.

Antiga Rádio Difusora de Pesqueira

oApós 12 anos de trabalho como chefe na J. Freitas & Cia recebeu o convite em 1964 de Rossini Moura para exercer suas funções laborais como chefe de escritório da Rádio Difusora de Pesqueira, atual Rádio Jornal. Por sua experiência contábil e administrativa foi convidado em 1973, pelo gerente do setor de rádio da empresa, João Gomes Netto, e aceitou assumir a gerência da Radio Jornal em substituição a Ábner Niceias.

Locutores integrantes do “cast” da Rádio Difusora de Pesqueira

O período que assumiu a gerência da Rádio Jornal foi um dos momentos mais difíceis para empresa por questões financeiras. E conseguiu superar graças a sua habilidade e tática administrativa. Em trecho do Álbum Comemorativo dos 30 anos da Rádio Difusora de Pesqueira diz o seguinte: “Acima de tudo prestigia os seus comandados, e, com seu espírito jovem, dinâmico e de vibração colocou a RÁDIO DIFUSORA DE PESQUEIRA em posição invejável no hinterland pernambucano.”

Foram 20 anos dedicados a Rádio Jornal como gerente. Por ocasião da passagem do aniversário de 70 anos da emissora recebeu de Carlos Humberto (Diretor Executivo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação) uma placa em sua homenagem com os seguintes dizeres: “Geraldo Umbelino. Obrigado por construirmos juntos essa história”.

Todavia, não foi só na comunicação que Geraldo Umbelino deixou um legado, em missão paralela a rádio após convite do diretor Paulo de Oliveira Melo passou a exercer o oficio de professor do ensino médio no Colégio Comercial de Pesqueira, onde havia sido estudante. Substituiu na instituição o professor e magistrado Dr. Ivo Isidoro de Assis.

Na década de 1970 além do Colégio Comercial lecionou no Colégio Cristo Rei e na década de 1980 atuou na Escola Professora Cacilda Almeida e no Centro de Educação Rural José de Almeida Maciel, antigo CERU e hoje EREMJAM. Após 36 anos de profissão aposentou-se em 31 de janeiro de 2002.

Por sua vida dedicada à comunicação e ao magistério mereceu sempre esse homem íntegro e de boa conversa a admiração e o respeito da sociedade de Pesqueira sua terra por adoção. E é por isso que recebeu o convite de Dr. Rodrigo Meira, Dr. Paulo Gamboa, Othon Augusto Almeida e José Lacy de Freitas para integrar o grupo de 21 sócios fundadores do Rotary Club de Pesqueira, instalado em 6 de fevereiro de 1972, sob a presidência do agrônomo José Lacy de Freitas.

Homenagem nos 50 anos do Rotary Pesqueira: Ciro Miranda – Geraldo e dona Nancy(esposa)

Geraldo Umbelino foi presidente do Rotary Club de Pesqueira nos anos rotarianos de 1980/1981 e 1985/1986, deixando como legado na sua administração a construção do marco que adorna uma das entradas de Pesqueira.

Inauguração do Monumento Rotárico em Pesqueira

Em 1987 participou do grupo de 9 homens pesqueirenses livres e de bons costumes que fundaram a Loja Maçônica 20 de abril, a primeira representante do Grande Oriente a ser instalada no município de Pesqueira. Faziam parte deste grupo além de Geraldo Umbelino os senhores: Niel Borba de Carvalho, Devaldo do Rego Barros Rosa, Jorival França de Oliveira, Cosmo Joaquim, Luiz Gonzaga Rufino, Francisco Jabel França de Oliveira, Eleno da Silva Barros e Tarcísio Marques Monteiro.

Homenagem na Loja Maçônica 20 de Abril. Fundador

No campo social a atuação de Geraldo Umbelino também foi marcante pela contribuição dada ao Dispensário dos Pobres mantido pela Fundação São Vicente de Paulo com vistas a ajudar os menos favorecidos, sobretudo, aos idosos.

Nos seus 90 anos de vida, são muitas histórias de dedicação e compromisso social deste ilustre cidadão pesqueirense. Destes, 63 anos são ao lado de sua amada e estimada esposa Maria Nancy Ramos Freire, de cujo matrimônio nasceram cinco filhos: Sandra Nancy Ramos Freire, Norma Suely Ramos Freire, Geraldo Umbelino Freire Júnior, Rômulo Ramos Freire e Isabelle Ramos Freire.

Geraldo Umbelino, dona Nancy, – Familiares

Todos os filhos são naturais da terra que Geraldo Umbelino aprendeu a amar desde que pisou o chão da princesa do agreste pernambucano há 75 anos, e que lhe adotou e dela se tornou um filho de coração, amando-a em todas as suas ações sempre pautadas na ética, na honradez e no compromisso social.

(*) Autor: – Por Fábio Menino de Oliveira – É pesqueirense da Vila Ipanema, professor e editor do Blog Pesqueira Lendária e Eterna

Referências Bibliográficas

ÁLBUM RÁDIO DIFUSORA DE PESQUEIRA – 30 anos forjando destinos, fazendo progresso. 15/11/1981.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO – edições de 12/06/1974; 07/04/1976; 10/08/1985; e 13/03/2003.

FREIRE, Geraldo Umbelino. Entrevista concedida a Claudia Cristiane Cavalcanti em 29 de abril de 2025.

_______________________. Discurso na Comemoração dos 35 anos da Loja Maçônica 20 de abril em 22/04/2022.

O ABELHUDO. Aniversário de Geraldo Umbelino Freire – 5 de dezembro de 2024.


Compartilhe em Suas Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts