Artigo/Opinião: – César Freitas e a trajetória de 20 anos – por Paulinho Muniz (*)
César Freitas e a trajetória de 20 anos
-
Foi o que aconteceu; o tempo que correu e os “macacos” do Centrão ganharam uma eleição que, em tese, seria quase impossível. César impôs um surpreendente derrota ao então prefeito Raniere Freitas. Obteve mais de 54%, representando 5.490 votos e ganhou com mais de 900 votos.
Nesse domingo, 6 de outubro, quando o TSE totalizou os votos, consagrou o prefeito de Sanharó, César Augusto Freitas, para o seu 4º mandato eletivo, à frente da prefeitura municipal.
Esse fato nos remete à 2004, quando um grupo de jovens, quase por brincadeira, criaram um tal de Centrão, com ideias de se tornar a terceira força política do município.
Foi o que aconteceu; o tempo que correu e os “macacos” do Centrão ganharam uma eleição que, em tese, seria quase impossível. César impôs um fragorosa derrota ao então prefeito Raniere Freitas. Obteve mais de 54%, representando 5.490 votos e ganhou com mais de 900 votos.
Foi à reeleição em 2008 e cresceu sua votação, alcançando 57% ou 6.887 votos, derrotando sua ex-aliada, Iris Avelino. Avança-se no tempo, em 2012, fez seu sucessor Fernandinho Fernandes, companheiro de jornadas anteriores, eleito sem qualquer dificuldade. Porém, no pleito seguinte, quando disputou à reeleição, Fernandinho foi derrotado por Heraldo Oliveira, el eleição bem disputada.
Em 2020, César venceu algumas barreiras jurídicas e administrativas e colocou-se como postulante para impedir a reeleição de Heraldo e pontual 53,7% que representou 6.770 sufrágios.
Enfim chegamos ao dia de ontem, 6 de outubro de 2024, data em que o prefeito postula seu 4º mandato, tendo como vice-prefeito o vereador Rodrigo Didier, sempre pelo PCdoB, dessa feita enfrentando um neófito na política – Dudu de Beta. Campanha fria, quase gelada, com grau de empolgação próximo de zero. 17 horas, fecham-se as urnas e inicia-se a apuração; claro, deu o esperado; César é reeleito com 74,42% que representa 9.264 votos.
Aqui faço uma brevíssima consideração. A votação obtida por Dudu que tinha Renato de Dema como candidato à vice prefeito, superou todas estimativas que precederam o pleito, o que se traduz em algo positivo para a cidade.
Em seu quarto mandato, o prefeito irá superar o campeão em longevidade como gestor – João Soares Sobrinho que governo o município em três oportunidade, sendo que um dos mandatos foi de seis anos – 1977 a 1982. Ao cumprir esse novo mandato que se inicia em 1 de janeiro de 2025, César Augusto Freitas, do PCdoB completará 16 anos de gestão.
Enfim, o jogo democrático foi coroado com uma eleição dentro da normalidade, ganhou que teve mais votos, claro. Espera-se e deseja-se que a gestão alcance novas metas para que tenha objetivos que a qualifique, dotando o município de meios para oferecer, em especial, aos jovens, um futuro auspicioso, qualidade de vida aos idosos, apoio empreendedorismo e incentivo à produção da principal matéria prima que é o leite e seus derivados.
(*) Autor: Paulinho Muniz – Editor do Blog Oabelhudo
APOIO
Apoio para divulgação no Blog Oabelhudo:
– T-Cred: o crédito fácil da Torres Financeira. Presente em 40 municípios do agreste, em mais 200 lojas; Irmãos Valença – Casa, Construção e Decoração com lojas em Sanharó e duas lojas em Belo Jardim. Tudo para Construção e Decoração pelo melhor preço da região; – Odontomédica Pesqueira dos dentistas Ciro e Clécio Miranda fone 87 3835 1845; – Varejão das Fraldas com lojas em Pesqueira, Sanharó. Todas as marcas e tamanhos de Fraldas infantil e geriátrica sempre pelo melhor preço da cidade; – dr André Muniz médico endocrinologista atendendo em Pesqueira, Belo Jardim, Caruaru e Camocim de São Félix; – Empório 232 sua loja de carnes nobres e produtos de laticínios, especiarias e mercearia. Fica no Pólo de Laticínios e Gastronomia na BR 232, em Sanharó; – Aviário Sanharó que produz Ovos Sanharó qualidade com segurança alimenta
Excelente matéria, parabéns pelo tema e uma breve história recente da política da cidade de Sanharó
Caro Edvaldo. O blog agradece pelo comentário e participação.