Blog do Abelhudo

Política, Cultura, Economia e outros conteúdos relevantes

Artigo/Opinião: Devolvam o nosso São João – Por Maciel Melo (*)

Compartilhe em Suas Redes Sociais

Devolvam o nosso São João

O cantor e compositor Maciel Melo, um dos grandes nomes da música nordestina, publicou hoje em suas redes sociais um artigo protestando contra a exclusão do forró de alguns eventos de peso em Pernambuco e outros estados da região.

Ele não cita, mas logicamente a programação do São João de Caruaru, cheia de atrações estranhas ao universo do forró e do baião, deve ter motivado o posicionamento do artista.

Leia a íntegra;

Não podemos de forma alguma permitir que excluam o nosso forró do espaço que lhe foi dado e conquistado ao longo de seus quase 100 anos de existência, pela grandeza, pela realeza, e pela genialidade de nossa majestade, o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Sinto que cada dia que passa vão empurrando o nosso forró para mais longe do lugar que ele merece. O forró é a nossa identificação cultural, é o eco do canto do povo desse lugar. Quem vem para o Nordeste no mês de junho, vem pra ver e ouvir as tradições desse povo que passa a vida inteira alimentando suas raízes com sua poesia, sua música, sua culinária, suas crenças, suas vestimentas, enfim…

Nada contra os outros gêneros que já têm o ano inteiro à disposição deles, mas é preciso respeito para com o que é nosso. O mês de junho é e sempre será vinculado à música de forró. Então gente, pelo menos nesse momento deixem o nosso verso desfilar pelas ruas, pelos arraias e pelos palcos dos grandes e pequenos polos destinados à verdadeira música junina.

Devolvam o nosso verdadeiro São João. Respeitem os nossos artistas que passam o ano inteiro esperando esse momento que é tão singular para a cultura nordestina.

(*) Autor: Maciel Melo – Músico, compositor e cantor – Texto publicado, originalmente, na pagina do cantor no Facebook.


Compartilhe em Suas Redes Sociais

2 COMMENTS

  1. Maciel Melo tem razão. É um grande absurdo descaracterizarem uma festa como o nosso tradicional São João, com ritmos estranhos à nossa cultura.
    O dinheiro dos patrocinadores às prefeituras impõe essas músicas de gosto duvidoso, pois, segundo eles, o público consumidor do forró tradicional não dá o retorno que eles buscam.

  2. Concordo com Maciel Melo.
    É preciso conservar a cultura, as tradições, um povo sem Cultura, é uma comunidade com fortes riscos de perder sua História.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts