
Como são boas as Mídias Sociais, porém
Como são Boas as Mídias Sociais (*)
– …A comunicação social instantânea também tem seus perigos e precisa ser utilizada da maneira correta para ser efetiva…


Pois é. Eu também acho. E não faço distinção de canal ou ferramenta, seja CELULAR, EMAIL, WHATS APP, FACEBOOK, INSTAGRAM, FIRECHAT, HANGOUTS, STORIES, SNAPCHAT, ZOOM, MESSENGER, CHROME, JABBER, TEAMS, MEET... não importa. O importante é que:
– Reatei contato com velhos amigos que há mais de 40 anos não nos comunicávamos;
– Mesmo à distância, consigo manter comunicação com amigos e familiares, “tete a tete”, “face to face” ou através de mensagens instantâneas;
– Dá para fazer e assistir lives e até tomar umas à distância com os amigos, comemorando como se estivéssemos juntos na mesma mesa de bar;
– Trabalho à distância, evitando perda de tempo com trânsito e riscos de exposição. Quanta produtividade!
– Faço transações financeiras sem ir ao banco… quem tem saudade daquelas longas filas?
– O custo? Imagina se fosse possível localizar e falar com tantos amigos, até ao mesmo tempo, através do telefone lá da casa de Maria Olinda em Sanharó!

Que maravilha, então!!!!! Comunicação instantânea com os 4 cantos do planeta!!!!
Opa! Calma! A comunicação social instantânea também tem seus perigos e precisa ser utilizada da maneira correta para ser efetiva, pois:
– Vi amizades de décadas se desfazerem pelo uso dessas ferramentas para discussões político-partidárias. Uma mensagem enviada é como uma flexa disparada: não dá para desfazer; só esperar o estrago.
– Vejo muita gente dedicando a maior parte do seu tempo olhando para os celulares, deixando de dedicar tempo a outras coisas importantes da vida, principalmente a elas mesma. Como se pode estar em uma roda de conversa presencial e se comunicar com aqueles que ali estão pelo Whatsapp? Parece-me insano.
– Ah. E golpes via internet? Vemos o tempo todo gente caindo em armadilhas de golpistas e perdendo dinheiro. Há riscos de intrusão através de ransonware, adware, malware, fishing, perfis falsos, roubo de conta, sequestro e todo e qualquer tipo de golpe.
– Aborrecimentos por mandar determinados assuntos ao grupo errado, apenas porque, num lapso de tempo e desatenção, “apertou o dedo”. Gente perdeu emprego por isto: usou a internet da empresa para divulgar informações confidenciais, disparar conteúdos racistas, pornográficos etc.
– Pior: abdicamos da maior convivência com a família e com os mais próximos. Usar celular durante as refeições parece que já virou rotina. Aliás, os usuários nem respeitam esses momentos íntimos, nos ligando justamente nesses horários.
– A privacidade do usuário? Ixi! pode esquecer. Nossos dados estão em todo e qualquer lugar. E quando abrimos demais nossas ferramentas mais ficamos expostos.
– A ciência já constatou que o uso descontrolado da plataforma pode causar problemas físicos e psicológicos: causa dependência e problemas nas articulações, coluna, …e por aí vai.
Então, no “frigir dos ovos”, quer dizer que não vale a pena usar mídias sociais?
Não é isso. Vale e muito a pena. O que precisamos é conhecer e usar responsavelmente as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas. Lembre-se também de adotar boas regras de uso e de convivência. Não deixe que o barato saia caro e que você seja prejudicada pelo uso indevido da ferramenta.
Cuide bem da sua privacidade… e dos seus amigos.
É o que penso.
.jpg)
(*) Autor: Elder Aquino – Carlos Elder Maciel Aquino é sanharoense radicado em São Paulo. É graduado pela UFPE, e atua no mercado financeiro. É consultor e palestrante, cronista e escritor. É especial e pi0oneiro colaborador do Blog Oabelhudo.