
Destaque/História: – Assembleia Legislativa de Pernambuco, celebra 190 anos de história (*)
Assembleia Legislativa de Pernambuco celebra 190 anos de história
-
Criada em 1835, a então Assembleia Legislativa Provincial foi instalada em meio às turbulências do período regencial, com a missão de garantir mais autonomia às províncias no recém-independente Império do Brasil.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) completou, nessa terça-feira (1º de abril), 190 anos de atuação como espaço de representação política e de luta pelos interesses do povo pernambucano. Criada em 1835, a então Assembleia Legislativa Provincial foi instalada em meio às turbulências do período regencial, com a missão de garantir mais autonomia às províncias no recém-independente Império do Brasil.
A data será celebrada oficialmente na quarta (2), em uma reunião solene no Auditório Senador Sérgio Guerra, no Edifício Governador Miguel Arraes. A cerimônia na sede do Legislativo Estadual, no bairro da Boa Vista (região central do Recife), vai começar às 18h e terá a participação de autoridades civis e militares.
Na ocasião, será lançada a nova marca da Alepe com conceito inspirado na força do povo de Pernambuco e traços da arte popular. Também haverá corte de bolo e apresentações do Coral Vozes de Pernambuco e de outras atrações musicais convidadas, além da exibição de um vídeo institucional da Casa.
Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o Poder Legislativo pernambucano completa 190 anos comemorando sua rica história, valorizando seu passado e festejando conquistas do presente que são fundamentais para progressos futuros. “Como em outros tempos, a Casa permanece vigilante ao compromisso de contribuir para uma sociedade igualitária, solidária e justa, revigorando a democracia e honrando valores instituídos”, afirmou.
Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes (PSB), a Assembleia tem um papel fundamental na construção de Pernambuco. “Ao longo de quase dois séculos, a Alepe tem sido a voz do povo pernambucano, debatendo e aprovando leis que impactam diretamente a vida da nossa população. Como primeiro-secretário desta Casa, reforço meu compromisso de trabalhar para fortalecer ainda mais o Parlamento e aproximá-lo cada vez mais da sociedade”, enfatizou Pontes.
Transformações
Ao longo de seus 190 anos, a Casa de Todos os Pernambucanos acompanhou e participou ativamente das principais transformações políticas do estado e do país. Esteve presente nos movimentos que marcaram a história brasileira, além de enfrentar períodos de fechamento durante regimes autoritários.
Hoje, a Alepe se consolida como um parlamento moderno, voltado para a defesa dos direitos da população e para a promoção de políticas públicas que atendam às demandas sociais. Com avanços tecnológicos, a Casa reforça a transparência e a participação popular, permitindo que pernambucanos de todas as regiões acompanhem e contribuam com os debates legislativos.
Para celebrar a data, a Assembleia preparou um conteúdo especial que resgata sua trajetória, os desafios e conquistas ao longo desses 190 anos.
- Acesse e conheça mais sobre a história da Casa de Todos os Pernambucanos:
(*) Fonte: Site da Alepe –