Blog do Abelhudo

Política, Cultura, Economia e outros conteúdos relevantes

Movimento/Política: O embuste do recuo de Lula. A quem deseja enganar?

Compartilhe em Suas Redes Sociais

A novela da sequência de embustes que não são nem metade do problema de Lula (*)

O embuste é uma mentira ardilosa. É uma informação errada temperada com verdade, para realçar seu sabor. Na novela dos sites de compras chineses, o governo Lula (PT) mergulhou numa trapalhada, intercalada por embustes que têm o objetivo de tentar diminuir o impacto na popularidade do presidente.

O problema é que Lula (PT) desembarcou da China e recebeu uma nova pesquisa com sua popularidade. Viu que estava mal. O levantamento da Quaest mostrou que o presidente não está melhorando. Pelo contrário: em relação a fevereiro, na pesquisa anterior, as avaliações positivas caíram 4 pontos, de 40% para 36%, e a avaliação negativa subiu de 20% para 29%. Os que consideram o governo regular também são 29%. Os que não sabem ou não responderam são apenas 6% agora, contra 16% em fevereiro.

FILE PHOTO: A keyboard and a shopping cart are seen in front of a displayed Shein logo in this illustration picture taken October 13, 2020. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

O índice de aprovação do comportamento do presidente à frente do Executivo caiu de 65% em fevereiro para 53% em março. Percebendo a dificuldade, Lula mandou que desistissem da história de tributar os sites chineses e arranjassem outro jeito de juntar os R$ 8 bilhões que esses impostos poderiam render.

Quem compra dos sites comemorou, mas há um novo embuste. A tributação não vai acontecer, mas a fiscalização vai aumentar, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Acontece que os sites aproveitam uma brecha na legislação brasileira que isenta produtos até
U$ 50, quando estes são passados de uma pessoa física para outra pessoa física, como se fosse um presente. O que algumas empresas fazem é fingir que os envios são feitos entre pessoas físicas, mesmo que não sejam, para não pagar imposto. Se vai haver mais fiscalização, como
prometeu Haddad, o imposto vai acabar sendo pago em algum momento, por bem ou por mal. Por isso, o recuo de Lula pode ser mais um tipo de embuste para “amansar eleitor irritado” do que um recuo de verdade. Tudo depende de como será essa fiscalização.

(*) Autor/Fonte: Jornalista Igor Maciel – Titular da Coluna Cena Política do JC

 


Compartilhe em Suas Redes Sociais

1 COMMENTS

  1. Creio que só há um ator a quem Lula tenta enganar: o eleitor dele. A calderada de erros e desencontros desse governo, temperada com ódio, está dando muito mal estar e indigestão em quem votou nele e em quem, mesmo da oposição, como alguns economistas e empresários renomados, o apoiou, agora arrependidos.
    Não adianta. A máscara sempre cai.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts