Movimento/Política: Partidos que elegeram prefeitos em Pernambuco. PSDB é o primeiro (*)
PSDB se torna partido com maior número de prefeitos em Pernambuco após eleições 2024
-
Essas foram as primeiras eleições municipais de Raquel Lyra como governadora, já que ela foi eleita em 2022. Ao ganhar 27 prefeituras desde então, o crescimento da legenda no ranking foi de 540%.
O PSDB foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos após as eleições de 2024 em Pernambuco. Nos últimos quatro anos, a legenda da governadora Raquel Lyra subiu de 5 para 32 prefeituras. O PSB, que até este ano liderava o ranking, perdeu 22 cadeiras e ficou em segundo lugar, passando a comandar agora 31 municípios (confira lista mais abaixo).
A liderança do PSDB foi confirmada após a vitória de Severino Ramos no segundo turno em Paulista, no Grande Recife. Ele disputou a eleição com Júnior Matuto, do PSB — mesmo partido do prefeito do Recife, João Campos.
Essas foram as primeiras eleições municipais de Raquel Lyra como governadora, já que ela foi eleita em 2022. Ao ganhar 27 prefeituras desde então, o crescimento da legenda no ranking foi de 540%.
Na outra ponta , o PSB, que liderou o ranking de prefeituras por 16 anos entre os governos de Eduardo Campos (2007-2014) e de Paulo Câmara (2015-2022), foi o partido que mais perdeu o comando de municípios em comparação com as últimas eleições. O número passou de 53 para 31. Em 2020, o partido também já tinha encolhido em número de prefeitos.
– Veja a relação de prefeitos eleitos por partido em Pernambuco
Partidos por cidade 2020 2024
PSDB 5 32
PSB 53 31
PP 16 24
Republicanos 12 22
PSD 14 19
MDB 22 12
União (fusão de PSL+DEM) 14 10
Avante 10 8
Podemos 3 8
PT 5 6
PV 0 5
PL 9 2
PDT 3 1
Solidariedade 2 1
PRD (fusão de Patriota + PTB) 18 1
PCdoB 2 1
Resultado sub judice 6 3
Definida no segundo turno, a eleição para prefeito de Paulista representou uma disputa entre os grupos de Raquel Lyra e de João Campos para liderar o ranking de prefeituras.
Mas o cenário ainda pode mudar ao longo do próximo mandato. Em Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul do estado, onde a vencedora foi a candidata Márcia Barreto (PSDB), o resultado da eleição está sub judice, aguardando julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além de Joaquim Nabuco, Cabo de Santo Agostinho e Goiana se encontram na mesma situação, com o resultado à espera de uma definição judicial.
-
Outros partidos
Nas eleições de 2020, o PP passou de 16 para 24 prefeituras, apresentando um crescimento de 50%. Neste ano, a legenda conseguiu se manter na terceira posição, com o mesmo número de prefeituras. Já o MDB, que tinha ficado em 2º lugar em 2020 ao eleger 22 prefeitos, perdeu dez municípios, caindo para o sexto lugar.
O Republicanos subiu de 12 para 22 prefeitos e foi o quarto colocado, trocando de posição com o PSD, que passou para o quinto lugar. Com a eleição de Mirella Almeida como prefeita de Olinda, a legenda agora tem 19 prefeituras. Em 2020, eram 14.
Outro que teve elevação significativa foi o Podemos, que incorporou o PSC, e subiu de três para oito prefeituras, obtendo um acréscimo de 167%. O PSD conquistou quatro prefeituras a mais, um aumento de 28%; e o PV, que faz federação com o PT e o PCdoB desde 2022, saiu de zero para cinco prefeituras.
No contexto da polarização nacional entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Pernambuco o PT subiu de cinco para seis prefeituras. Já o PL despencou de nove para apenas duas prefeituras, tendo como principal trunfo manter a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com a reeleição de Mano Medeiros no primeiro turno.
-
Resultados no Grande Recife
Das 14 cidades do Grande Recife, o PSB e o PSDB venceram, cada um, em três. Já PSD e o Republicanos levaram dois municípios cada. PL, PP e Solidariedade venceram em uma cidade cada, sendo que a vitória de Lula Cabral (Solidariedade) no Cabo de Santo Agostinho está sub judice.
Na correlação de forças entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos, foram cinco vitórias para o grupo do PSB, quatro vitórias para os apoiados pela governadora e dois eleitos sem apoio oficial de nenhum dos dois grupos políticos.
(*) Fonte: G1 Pernambuco