Há 111 anos nascia Hélder Câmara o bispo que lutou contra a ditadura militar

Por Paulinho Muniz / Dom Pablito

Domingo, 09 de Fevereiro de 2020 07:40
Categoria: História; Curiosidades; Outros


Com quatro indicações, o bispo da Igreja Católica era defensor dos direitos humanos durante o regime e pregava a não-violência
Blog do Abelhudo

HÁ 111 ANOS NASCIA HÉLDER CÂMARA, O BISPO QUE LUTOU CONTRA A DITADURA MILITAR

Com quatro indicações, o bispo da Igreja Católica era defensor dos direitos humanos durante o regime e pregava a não-violência

Dentre os muitos defensores dos direitos humanos durante a ditadura militar, um dos mais importantes foi Dom Hélder Pessoa Câmara, nascido há exatos 111 anos. O bispo católico era um grande defensor da Igreja simples, voltada para os pobres, e pregava a não-violência.

O mais novo entre os onze filhos de João Eduardo Torres e Adelaide Pessoa Câmara, Hélder demonstrava grande interesse pelo sacerdócio ainda quando pequeno. Aos 43 anos, ele foi ordenado bispo, em 1952.

Anos mais tarde, em 1964, foi designado para o posto de Arcebispo-emérito de Olinda e Recife, que desempenhou até 1985. Entre seus feitos, estão as fundações da Cruzada São Sebastião (que dá moradias decentes aos favelados), em 1956, e do Banco da Providência, em 1959.

Hélder ainda foi o brasileiro mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo seu combate ao regime ditatorial e às torturas no Brasil da época. Entretanto, manobras políticas arquitetadas pelo então presidente Médici fizeram com que Norman Borlaug ganhasse — pela criação do milho híbrido.

O Arcebispo morreu em agosto de 1999, aos 90 anos. Postumamente, ele foi homenageado com o com Instituto Dom Hélder Câmara, em Recife, e com o Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. Em dezembro de 2017, foi declarado Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos.

+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Dom Helder Câmara: O profeta da paz, de Nelson Piletti (2008) - https://amzn.to/39foddL

Além das ideias, de Félix Filho (2015) - https://amzn.to/3759KzJ

Ditadura À Brasileira, de Marco Antonio Villa (2014) - https://amzn.to/39eY2DS

A Ditadura Envergonhada, de Elio Gaspari (2015) - https://amzn.to/386UaF1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Dados do Wikipédia

Dom Hélder Pessoa Câmara foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Wikipédia

Nascimento: 7 de fevereiro de 1909, Fortaleza, Ceará

Falecimento: 27 de agosto de 1999, Recife, Pernambuco

Nacionalidade: Brasileiro

FormaçãoSeminário da Prainha

PaisJoão Eduardo Torres Câmara FilhoAdelaide Pessoa Câmara

Fontes: Aventuras na História e Wikipédia - https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/ha-111-anos-nascia-helder-camara-o-bispo-que-lutou-contra-a-ditadura-militar.phtml?fbclid=IwAR2LU7uvJrHntm5StNfkZreGY2MBwHoLdG6MXQy1RmO1I32V4JcEjOknYKE


Leia mais Sobre História; Curiosidades; Outros



Comente ou Compartilhe em Sua Rede Social