A grandeza da pesqueirense Maria Aparecida Medeiros Maciel

Por Paulinho Muniz / Dom Pablito

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020 17:47
Categoria: Comportamento, Estilo de Vida, Cotidiano, Atualidades


exerce cargo de docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnia do Renorbio, Ponto Focal UFRN;
Blog do Abelhudo

PARABÉNS A MARIA APARECIDA MEDEIROS MACIEL, E AOS SEUS FAMILIARES -

-  Por Zezé Freire (*)

Acredito que o maior patrimônio de uma sociedade são as pessoas que a distinguem por suas ações em prol do bem comum.

No decorrer da vida, a sabedoria nos ensina a valorizar as pequenas coisas e conquistas. É mister perceber nos acontecimentos de cada dia os motivos de alegria e celebração. Paralelamente, também precisamos conhecer e aplaudir as vitórias que dependeram dos grandes investimentos de tempo, esforços físicos e intelectuais. Nesses, estão com certeza, os aprendizados acadêmicos e as descobertas científicas.

Neste mês de setembro de 2020 tive a satisfação de encontrar em uma postagem de Aline Maciel, artigo sobre o desempenho, com projeção internacional, da conterrânea Maria Aparecida Medeiros Maciel. Com currículo merecedor de aplausos, pelo mestrado, doutorado e pós-doutorados, exerce cargo de docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnia do Renorbio, Ponto Focal UFRN; Professora/pesquisadora, mantém colaboração cientifica com diversas Universidades Federais, com muitos trabalhos reconhecidos e publicados.

Em 2018, esteve mais uma vez na lista dos 100 cientistas de maior destaque do Centro Biográfico Internacional. Selecionada entre milhares de outros cientistas de diversas áreas, seu trabalho foi considerado excepcional e de influência internacional na área de Biotecnologia. (Fonte: Jornal do CBI - Cambridge, Inglaterra).

Cida, como é chamada pelos mais íntimos, é filha da sanharoense Paulina Maciel Medeiros, nascida no Sitio Camurongo e de José Medeiros Ventura (Cazuza), natural de Umbuzeiro-PA. Seus irmãos: José Jorge, Paulo e Geraldo (Medeiros Ventura); esposo: Ralph de Oliveira Barata; filha: Júlia Oliveira Maciel.

 

RESUMO DA MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL DO JORNAL AGORA RN

setembro 2020

Pesquisadores do PPGB-UnP desenvolvem novo fármaco para tratar o glaucoma.

No invento que possibilitou depósito de patente, foram desenvolvidas composições oftálmicas a base de cloridrato de pilocarpina (CLPC) encapsulados via pesquisa bionatecnológica. Os idealizadores do projeto, Profa. Dra.Maria Aparecida Medeiros Maciel e Prof. Dr. Francisco Irochima Pinheiro, destacaram que “uma vez que os

fármacos convencionais têm limitações de penetração na superfície ocular, em função das barreiras de absorção que impedem que o fármaco penetre eficazmente nos tecidos intraoculares”, o nanoproduto CLPC de fácil absorção ocular, tem grande potencial comercial com indicação terapêutica para o tratamento da glaucoma.”

No link abaixo os interessados encontrarão a matéria completa: HTTPS:WWW.unp.br/noticias/pesquisadores-do-ppgb-unp-desenvolvem-novofarmaco-para-tratar-o-glaucoma/

Arte, cultura e educação preservam o patrimônio, resgatam a história e perpetuam valores. Gislaine Nascimento da Silva Perez

As nossas raízes, cultura, memória e história são fatores fundamentais de preservação, para que não se cometa os mesmos erros do passado. Cassia Guimarães

Graduações:

1) Química Industrial _UFPE (1986) graduação ,

2) Química Orgânica Medicinal – UFRRJ (1991) Mestrado

3) Quimica de Produtos Naturais – UFRJ – Doutorado

4) Química orgânica - pós doutorado _ UFRN

5) Quimica de interface- pós-doutorado –UFRN

(*) Autora: Zezé Freire - Maria José Cordeiro Freire é pesqueirense, poetisa, cronista e escritora. Assina ensaios bibiliográficos para a Coluna Perfil - Pessoas no Blog Oabelhudo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leia mais Sobre Comportamento, Estilo de Vida, Cotidiano, Atualidades



Comente ou Compartilhe em Sua Rede Social