Coluna Pessoas: Pesqueirenses Fazendo História no Mundo das Ciências

Por Paulinho Muniz / Dom Pablito

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020 22:22
Categoria: Crônica, História, Efemérides, Causos e casos


Aprendi desde cedo que ciência não se faz do dia para a noite. É um processo longo
Blog do Abelhudo

PESQUEIRENSES FAZENDO HISTÓRIAS NO MUNDO DAS CIÊNCIAS 

 

"Aprendi desde cedo que ciência não se faz do dia para a noite. É um processo longo, que exige técnica, muitos sacrifícios  e anos de estudos."  Raniere Maciel. 

 

Determinação e perseverança são características de quem, mesmo a duras penas, não abandona seus objetivos, seus sonhos. Nesse perfil encontrei os jovens Raniere e Raí Maciel de Menezes, pesqueirenses, ex-alunos  do Colégio Santa Dorotéia e da Escola Nossa Senhora das Graças. Hoje, jovens adultos, lembram com gratidão os ensinamentos e incentivos dos professores Maria da Paz Cordeiro da Mota ( Geografia) e José Lopes( Matemática ), Diego Cavalcanti ( Biologia). Apaixonados desde criança pelas ciências,  foi na TV Escola, assistindo aos seriados Espaçonave Terra e Série Cosmos, que começaram a perceber a existência de  um método apropriado para se fazer ciência. Entenderam que "ciência não se faz do dia para a noite. É um processo longo, que exige técnica, muitos sacrifícios  e anos de estudos." Acreditam que, desde então,  resolveram ser cientistas. Para dar consistência aos seus projetos Raniere e Raí, filhos dos sanharoenses Geraldo Bezerra de Menezes e Taciana Vieira Maciel, partiram para o Recife e daí, voam e aterrissam pelo mundo, na edificação dos seus objetivos. Confessaram-me que suas raízes estão bem fincadas à cidade natal, na qual, futuramente,  Raniere  pretende desenvolver projetos científicos  para a educação.

Parabenizo com alegria os prezados conterrâneos, desejando-lhes uma longa estrada de sucessos. 

 

GRADUAÇÕES, PÓS-GRADUAÇÕES E PROJETOS - RANIERE MACIEL DE MENEZES :

  • Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco; 
  • Mestre em Astronomia pela Universidade de São Paulo; 
  • Doutorado na Universidade de São Paulo - USP, em parceria com a Università Degli Studi di Torino e Doutorando visitante no Havard Smithsonian Center for Astrophisics. 
  • Projetos sobre a origem da radiação e altas energias em buracos negros e em aglomerados de estrelas. Usando observações feitas com o telescópio espacial FERMI. 
  • Observações com o telescópio SOAR, um dos maiores do mundo, localizado no Chile. Estudos no Centro Espacial Goddard na NASA  sobre astrofísica de altas energias. 

 

GRADUAÇÕES, PÓS-GRADUAÇÕES E PROJETOS - RAÍ  MACIEL DE MENEZES

- Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

- Mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

- Cursando Doutorado em Física pela Universidade da Antuérpia- Bélgica em parceria com a UFPE. 

- Projetos de pesquisas envolvem o estudo do magnetismo, especificamente a manipulação das fases magnéticas da matéria para o transporte e processamento de informação. O estudo deste fenômeno em estruturas microscópicas pode levar ao desenvolvimento de novos dispositivos tecnológicos. 

(*) Autora: Zezé Freire - Maria José Cordeiro Freire. Pesqueirense... Colaboradora emérita do Blog Oabelhudo.


Leia mais Sobre Crônica, História, Efemérides, Causos e casos



Comente ou Compartilhe em Sua Rede Social