Homenagem a 3 Ícones da nossa História; a Banda de Música. o Time de Futebol e a Cidade Emancipada

Por Paulinho Muniz / Dom Pablito

Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2020 17:05
Categoria: Movimento Cultural - Cultura, Eventos e festas


Uma história formada de luta, determinação e muito amor
Blog do Abelhudo

24 de Dezembro! Data mais do que Especial para a Nossa Terra!

24 de dezembro de 1948

Há 72 anos uma plêiade de cidadãos viram consumar seus esforços, quando o então governador Barbosa Lima Sobrinho, sancionou a Lei de Emancipação Política do distrito Sanharó, desmembrando-o de Pesqueira. O primeiro passo foi o de arranjar um deputado estadual que apresentasse o Projeto de Emancipação para discussão, votação e aprovação na Assembleia Legislativa de nosso estado. O escolhido, não podia ser melhor: Públio Calado. Ex-padre e político que pelos desígnios de Deus, namorou e casou com uma sanharoense, filha do fazendeiro Teodoro Cesário. Enquanto isso um pequeno grupo de bravos sanharoenses se encarregavam de cumprir às exigências emanadas da casa legislativa. 

Um exemplo disso era a necessidade de que o então distrito tivesse o número de residências e casas comerciais em número suficiente. qual foi essa providência? Somente o empresário Antonio Avelino Bezerra bancou sozinho a construção de 90 casas residenciais e 06 casas comerciais. O pecuarista Paulo Foerster cuidava entre outras obrigações, da parte burocrática e as viagens a capital pernambucana eram corriqueiras, no "lombo" de um Jeep. 

Seulau - Laurentino Ventura Caraciolo era vereador em Pesqueira. Tinha ele uma estreita amizade com os diretores da Fábrica Peixe que demonstrou, toda má vontade possível, para Sanharó não se emancipasse. Isso paulatinamente foi vencido graças a tenacidade de Seulau que mesmo não tentoparticipado das tratativas iniciais, engajou-se posteriormente à luta emancipativa.

Ao longo dessas mais de sete décadas cada um dos prefeitos contribuiu para que o município progredisse e desenvolvesse. Desde o primeiro, indicado pelo governo do estado - Severiano de Assis Aquino, seu Viana, que governou até a posse do primeiro prefeito eleito, Seulau que ganhou uma acirrada disputa com Paulo Foerster. Seguem-se Heronides Nunes de Arruda, Gilberto Guimarães Batista, este tinha como vice-prefeito, Leonidesde Oliveira Caraciolo, Antonio Cordeiro de Souza, Antonio Avelino Bezerra, José Tiago da Silva (Zé Júlio); João Soares Sobrinho que vai aparecer em mais duas outras legislaturas, perfazendo cerca de 12 anos de mandatos eletivos, somente como prefeito do município. Daí segue com Paulo Foerster, Erivaldo Monteiro da Costa; Valdemir Aquino de Freitas; com 02 mandatos que perfazem 10 anos; Geovane Freitas Leite; Raniere Aquino de Freitas; César Augusto de Freitas; Fernando Edier de Araújo Fernandes; Heraldo José de Oliveira Almeida e fechando esse ciclo, volta o prefeito César Freitas para o novo mandato de 2021 a 2024.

A Banda

A Sociedade Musical Santa Cecília foi fundada em em 24 de dezembro de 1906 e, portanto, completa 114 anos no dia de hoje.

Sua história é memorável. Importantes maestros e excelentes músicos passaram pelas suas fileiras. A historiadora Socorro Costa detém a primazia de ter revelado dados importantes sobre a história da Banda de Música Santa Cecília.

O Grêmio

Grêmio Lítero Esportivo de Sanharó

Fundado em 24 de dezembro de 1956, completa hoje, extamente 64 anos. faço aqui e agora duas citações representanto muitos dos que deram o melhor de si pela grandeza do nosso time de futebol. Cícero Ferreir Leite no passado e Lídio Maciel da Silveira, noutro passado mais recente.

Paulinho Muniz - Dom Pablito

Editor do Blog Oabelhudo


Leia mais Sobre Movimento Cultural - Cultura, Eventos e festas



Comente ou Compartilhe em Sua Rede Social