Oabelhudo: Atualidades e Retrospectivas

Por Paulinho Muniz / Dom Pablito

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2020 09:29
Categoria: Jornal Oabelhudo. Política, Cultura, Educação e afins


Os meandros da política e o que nos aguarda para 2021
Blog do Abelhudo

Depois de um longo descanso, eis que o editor resolveu relançar, ainda timidamente, o outrora famoso, ácido, verdadeiro e objetivo; Jornal do Oabelhudo.

Nesse retorno, os temas abordados são aleatórios e regionais, com maior dosagem para assuntos de Sanharó, Pesqueira e Belo Jardim.

 SANHARÓ

Passados 08 anos eis que o ex-prefeito César Augusto de Freitas está retornando a prefeitura municipal.

Quem acompanhou sua tragetória vitoriosa sabia de antemão que sua candidatura seria muito forte.

O prefeito Heraldo Oliveira não conseguiu angariar popularidade e demonstrou, cabalmente, pouca ou nenhuma habilidade no trato com as pessoas. Arredio ao expediente diário, raramente era visto no prédio da prefeitura. Foi bastante inábil em manter o capital politico e perdeu importantes apoios que havia lhe permitido uma expressiva vitória em 2016.

Enfim, apresentou-se como o novo que iria combater a velha política e adotou o sistema arcaico de isolar-se do povo, como se fosse um velho coronel. O resultado não poderia ser diferente do que foi apurado. 

Não fora o grande investimento nos 15 dias finais da campanha teria amargado uma derrota bem superior aos 933 votos, em seu desfavor. A ingenuidade da sua assessoria política nos remete a uma pergunta final: de quem ele ganharia? 

Covid-19

Acometido da Covid-19, o prefeito eleito César Freitas está em franca recuperação. Recebeu alta hospitalar com severas recomendações médicas para se manter o mais isolado possível, mesmo estando livre e sem transmitir. Por isso a posse será virtual. Na segunda-feira, 06 de janeiro diz que retornará ao batente, com carga total.

 

 

Posse dos vereadores  eleição da Mesa Diretora.

Nota da câmara: 

Em atendimento aos protocolos necessários de prevenção à COVID-19, a Posse do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores será realizada sem a presença de público no recinto da Câmara Municipal. Porém, toda Cerimônia será transmitida pela internet, através da página de FACEBOOK da Câmara (camarasanharo.pe.gov.br) a partir de 00:30h do dia 1º de janeiro de 2021, onde os sanharoenses poderão acompanhar tudo, no conforto e segurança dos seus lares.

Tenham todos um Ano Novo de saúde, paz e prosperidade.

PESQUEIRA

Vereadores da base do Cacique Marquinhos já têm a sua chapa para câmara de vereadores

Causa muito frison na cidade, a votação para a escolha do presidente da câmara de vereadores, uma vez que ssa autoridade irá assumir o cargo de prefeito interino até que se resolva o processo que sustou o registro da candidatura do Cacique Marquinhos. Segundo o blog Pesqueira em Foco informa com exclusividade.

Segundo informa: "Sem perder tempo, os vereadores da base mostram poder articulação. Primeiro, com a aquisição da vereadora recém-eleita, Izabela Lins (PTC); segundo, pela chapa para disputar a presidência da Câmara de vereadores. Segue a formação da chapa:

Bal de Mimoso: presidente da Câmara e possível prefeito interino;
Pastinha Xukuru: vice-presidente da câmara;
1º secretário (a): Izabela Lins;
2º secretário: Sil Xukuru.

A suplente a vereadora do partido Republicanos, Nega de Bil, que obteve 622 votos no pleito de 15 de novembro, seria a beneficiada com a ascensão do vereador Bal de Mimoso ao cargo de prefeito interino, se tornando a quarta mulher."

BELO JARDIM

O auditório do Hotel Asa Branca de Belo Jardim abrigará a posse dos vereadores e a posse do prefeito e vice Gilvandro Estrela e Maneco Albuquerque, respectivamente.

Há uma grande expectativa da população belojardinense sobre a nova gestão. O nome mais cotado para assumir a presidência da Casa Custódio Mergulhão recai sobre o experiente vereador Zé Lopes. O prefeito formou uma equipe de secretários bastante téncica e é um diferencial muito grande para o que a Terra de Bitury estava habituada de ver  e sentir.

A cerimônica está marcada para às 18:00 horas e será transmitida virtualmente para o grande público...

BAOBÁ de Sanharó

(fotos de autoria e do acervo de Davi Calado)

 

Sanharó ou mais precisamente na Fazenda Capivarinha que pertencia ao espólio de João Dindô, existe uma planta frondosa que é objeto de curiosidades de muita gente, Agora, graças a feliz interferência do conterrâneo Paulinho Foerster, três mudas de Baobá foram doadas por João Ermínio Cruz  foram plantadas em nossas praças por Davi Calado.

As placas alusivas estão nos respectivos canteiros  roga-se que tenhamos o devido cuidado na sua preservaçao. Paulinho Foerster é um intelectual e importante colaborador do Blog Oabelhudo onde nas nasceu e floresceu toda essa ideia.

Rossi Nunes

Nesse 1º de janeiro o vereador eleito Rossi Nunes iria realizar seu sonho de tomar posse com vereador da cidade que tanto amava e que dedicou muitos anos em prol dos mais necessitos. Os desígnios de Deus não lhe permitiu. Fica aqui, como registro, nossa homenagem e o nosso reconhecimento. Rossi: sinta-se merecidamente, porém, virtualmente empossado.

ANO NOVO

Nossa meta para o ano qu começa amanhã: Usar máscara, lavar as mãos, evitar o vírus  e, claro, procurar ser feliz! 

Desejo-lhes de todo coração um FELIZ ANO NOVO!


Leia mais Sobre Jornal Oabelhudo. Política, Cultura, Educação e afins



Comente ou Compartilhe em Sua Rede Social