Distrito Jenipapo em Sanharó - O Casarão em ruína

Por Paulinho Muniz / Dom Pablito

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021 23:42
Categoria: Crônica, História, Efemérides, Causos e casos


O velho casarão pede socorro, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Blog do Abelhudo

O Casarão cuja história está prestes a DESABAR - pede socorro!

Não é de hoje que apelamos para que a prefeitura municipal de Sanharó, não deixe o histórico casarão no distrito Jenipapo desabe por falta de manutenção. 

Apenas para recuperar um pouco da memória sobre o assunto:o citado imóvel foi adquirido pela prefeitura aí por volta de 2007 ou 2008, quando era secretário de cultural, Leonides Caraciolo. Ele, juntamente com Mussoline Souza Leão, procuraram os herdeiros e negociaram um valor que, de pronto, foi aceito pelo então prefeito César Freitas que, coincidentemente, está novamente como gestor do município.

É bom salientar que desde que adquiriu o histórico casarão, nada foi feito em termos de restauração e/ou manutenção. Ponha-se quatro anos da reeleição de César Freitas, mais quatro de Fernandinho Fernandes e também, mais quatro de Heraldo Oliveira. Todos estão invictos. Não tomaram qualquer atitude que beneficiasse o patrimônio, desde há muito, de fato e de direito, pertencente ao município.

O telhado já caiu uma parte e ameaça desabar. A foto que ilustra esse APELO corre na internet há pelo menos dois anos. É mais do que provável que esteja em pior situação, ainda. 

Todos os prefeitos aqui citados tomaram conhecimento da situação, reiteradamente, e nada fizeram. Contar a história de quem nasceu e se criou ali é desnecessário ou perda de tempo. A alma do Barão de Vila Bela que foi presidente da Província de Pernambuco, cargo semelhante ao de governador. Foi presidente nacional do Partido Liberal, deputado, senador e chanceler no penúltimo gabinete do império, deve estar se revirando indignada com o que acontece, conforme lembrou-me o ilustre pesqueirense Everardo Maciel e os pesquisadores e historiadores Paulinho Foerster e José Florêncio Neto. Em nome de inúmeros amigos apiadores desse APELO, o estimado Carlos Elder Maciel Aquino.

Portanto, hoje, 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico Nacional renovamos esse APELO no intuito de seja tomada urgente providência a fim de impedir o desmoronamento do casarão edificado por Antonio dos Santos Coelho - Mor-Coelho e ele seja dado um destino cultural. A história de Pesqueira e, consequentemente, de Sanharó, está intimamente ligada às pessoas que lá habitaram e cruzaram e desbravaram fronteiras levando o nome de nossa região. 

a) Paulinho Muniz - Editor do Blog Oabelhudo

 

 

 


Leia mais Sobre Crônica, História, Efemérides, Causos e casos



Comente ou Compartilhe em Sua Rede Social