Blog do Abelhudo

Política, Cultura, Economia e outros conteúdos relevantes

Pernambuco/Histórico: Advocacia pernambucana ganha Memorial com trajetória da instituição

Compartilhe em Suas Redes Sociais

Histórico: Advocacia pernambucana ganha Memorial com trajetória da instituição

O presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, inaugurou, nessa terça-feira (29), o Memorial da Advocacia Fernando Coelho. Em uma noite de celebração na sede da Ordem, a advocacia se reuniu em torno da abertura do equipamento, marco da memória das lutas da seccional pela liberdade e justiça social no estado, com a proposta de abrigar um vasto acervo documental. O auditório ficou lotado para a solenidade. Pela diretoria da OAB-PE, compuseram a mesa de abertura da cerimônia a vice-presidente, Ingrid Zanella; o secretário-geral, Ivo Amaral Jr.; e o diretor tesoureiro, Carlos Barros, sob o comando do presidente Fernando Ribeiro Lins.

“Hoje é um dia histórico onde a gente inaugura o Memorial Fernando Coelho, fazendo uma justa homenagem e uma necessária referência à advocacia”, destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, em discurso de abertura da solenidade.

O acervo está instalado no térreo da Ordem, no bairro do Santo Antônio, no Recife, e é espaço de visitação pública, de pesquisas e estudos, contribuindo para a formação cidadã e fortalecimento da advocacia e da democracia.

“A inauguração deste memorial não é um ponto final, mas sim o início de uma nova e emocionante jornada. É o primeiro passo de uma série de ações em que a OAB se compromete em prol da preservação e celebração de nossa rica memória. Hoje, não só celebramos o passado, mas também anunciamos o futuro”, acrescentou Fernando Ribeiro Lins.

Fernando Coelho foi presidente da OAB-PE no triênio 1985-1987. Falecido em 2019, exerceu o mandato de deputado federal e foi presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. Seu filho, Ricardo Coelho, falou sobre sua trajetória durante a solenidade. “Gostaria de agradecer, em nome de toda a nossa família a honraria, com o nome do seu ex-presidente Fernando Coelho. Que sua vida e obra sirvam de inspiração para as presentes e futuras gerações”, destacou o procurador de justiça Ricardo Coelho.

O ambiente resulta de trabalho produzido pela Comissão da Preservação da Memória Histórica e Cultural da OAB-PE, presidida pelo ex-presidente Henrique Mariano, cuja liderança e visão foram fundamentais para dar vida ao memorial. “Hoje, a OAB tem um acervo completo sobre sua história. Quero agradecer a toda comissão pelo trabalho desempenhado. Além disso, gostaria de fazer uma homenagem ao ex-presidente Fernando Coelho que dá nome ao Memorial”, ressaltou Henrique Mariano.

Durante o evento, o presidente Fernando Ribeiro Lins e a vice-presidente Ingrid Zanella entregaram o diploma e a Carteira de Membro Honorário Vitalício dos ex-presidentes da seccional estadual. Entre os ex-dirigentes, foram agraciados Paulo Marcelo Raposo, Jorge Neves, Ademar Rigueira, Júlio Oliveira, Jayme Asfora, Henrique Mariano, Pedro Henrique Reynaldo Alves, Ronnie Duarte e Bruno Baptista. Já in memorian, os ex-presidentes Dorany Sampaio, Octávio Lôbo, Joaquim Correia de Carvalho Jr., Hélio Mariano e José Cavalcanti Neves.

Após as homenagens no auditório, em seguida, no térreo, ao lado da vice-presidente Ingrid Zanella, do secretário-geral Ivo Amaral Jr. e do tesoureiro Carlos Barros, o presidente Fernando Ribeiro Lins descerrou a placa, na presença de Ricardo Coelho, familiares do homenageado e dos convidados. “Nossa sincera gratidão aos membros da Comissão da Preservação da Memória Histórica e Cultural. Em nome da OAB Pernambuco e de toda a advocacia pernambucana, expressamos nosso mais profundo agradecimento”, concluiu o presidente Fernando Ribeiro Lins.

Presentes no evento as conselheiras federais da Ordem, Yanne Teles e Adriana Caribé; o corregedor seccional Saulo Amazonas; o diretor-geral da ESA-PE, Léo Moreira; a presidente da CAAPE, Anne Cabral; o vice-presidente da CAAPE, Max Maciel; a diretora da CAAPE, Juliane Lima; a ouvidora-geral da OAB Catarina Vasconcelos; o ouvidor adjunto Ricardo Varjal Jr.

Aos 97 anos, a conselheira estadual Nair Andrade esteve na cerimônia. Foi ela, na década de 70, a primeira mulher a ocupar a diretoria da OAB-PE, abrindo caminho para muitas mulheres que vieram depois. O evento foi prestigiado ainda por Margarida Cantarelli, a primeira mulher a ocupar a vice-presidência de uma OAB no Brasil.

Prestigiaram a solenidade a vereadora do Recife Cida Pedrosa, conselheiras e conselheiros estaduais, presidentes de comissão da Ordem, e os seguintes presidentes de subseccionais: Fernando Júnior (Caruaru); Marcela Macedo (Arcoverde); Ana Firmino (Jaboatão dos Guararapes); Hugo Calazans (São Lourenço da Mata e Camaragibe) e Juliana Magalhães (Olinda), Silvio Vasconcellos (Palmares), além de representantes de entidades como a Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Procuradoria Geral do Estado, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Fonte: Página da OAB-PE – https://oabpe.org.br/historico-advocacia-pernambucana-ganha-memorial-com-trajetoria-da-instituicao/

 


Compartilhe em Suas Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts